terça-feira, março 12, 2013

Aragaki Seisho Parte 1

Aragaki Seisho  (1840-1920)



Aragaki Sensei foi um dos mais influentes Mestres de Karate de todos os tempos. Se traçarmos as genealogias dos principais estilos de Karate em vigência hoje em dia, inevitavelmente encontraremos a figura dele. Ainda assim, poucos karate-ka, principalmente da escola Shoto-Kan, sequer ouviram falar dele, apesar de muitos treinarem seus kata diariamente por décadas.

Quem foi Aragaki?


Pra começar, foi o criador dos kata Sochin, Nijushiho e Unsu, na nossa escola e tantos outros em várias outras escolas, inclusive de Kobudo.

De origem nobre, pertencia à classe dos Keimochi, e como os de sua estirpe, obteve educação de altíssimo nível além de ser iniciado na Arte do Toudi (Karate) ainda jovem, um privilégio secreto e para poucos na época.



Monumento dedicado a Tei Junsoku, difusor do Ti ' Gwa em Kumemura

Nascido e criado em Naha, na comunidade de Kumemura ( 久米村 ), de língua chinesa e lá, obteve o primeiro contato com os Cuanfa (Kenpo) chineses. Ele usava um Jiffa (pino de prender o cabelo, símbolo do seu estatus social) prateado e um Hachimachi (faixa na cabeça que denotava o seu cargo no governo de Shuri) amarelo e sua linhagem nobre pode ser traçada até as 36 famílias originais que chegaram ao reino Ryukyu no fim do séc. XIV.

Versado nos clássicos chineses e seus idiomas, com um talento incomum para as artes de combate, foi preparado desde a infância para o cargo de oficial do governo. Prestou o cruel exame aos 15 anos e foi servir como intérprete real de 1848 até o fim do governo em 1879.

Juventude

Como os outros rapazes de Kumemura, começou a treinar o Chuanfa com os enviados chineses que moravam em Kumemura e iam praticar no Matsuyama Koen (parque Matsuyama) enquanto os garotos observavam atentos.

Entre os artistas marciais que praticavam lá, estavam os oficiais chineses da província de Fujian responsáveis pela segurança dos enviados diplomatas. Os mais conhecidos dentre esses eram Ason, Iwah e Wai Xinxian.

Seu nome é comumente associado a Wai Xinxian mas provavelmente, houve outros.

Aragaki teve vário apelidos como Aragaki Maaya (o gato) que é seu nome mais comum em Okinawa até hoje. Também chamado de Aragaki Kamadeunchu (mãos de Kama / foice, pelo kakie uke, uma de suas marcas registradas) e Unchu o nome do kata Unsu, “Mãos de nuvem”.

Ele detinha o título de "Chikudon Peichin", um conferido a oficiais da corte real de Shuri, similar a um Samurai no Japão.




Protegendo o Rei de Okinawa

O jovem Aragaki foi selecionado para trabalhar como tradutor do rei não só pelo seu conhecimento da língua e cultura cinesa. Muitos outros que lá estavam também o tinham, mas sim, em minha opinião, pelo seu talento como lutador.

Era admirado pela sua agilidade e esperteza como lutador, daí o apelido “O Gato”...

Na sala do trono ele ficaria lado a lado com Matsumura Sokon (Ministro da segurança e guarda-costas do rei), Itosu Anko (escriba real e brutal Mestre de Karate), Asato Anko (ministro do exterior e mestre de Funakoshi Sensei), entre tantos outros.

Esses homens eram a última e mais mortal linha de defesa do rei de Okinawa e, provavelmente eram o time de extração no caso de uma invasão ou atentado. Muito prático! Salva-se o rei e mantém-se o governo ao mesmo tempo.

Ninguém nunca ia suspeitar que os ricos e eruditos nobres e refinados burocratas do governo eram os mais “casca-grossas” de todos os agentes do reino de Ryukyu. Homens treinados desde criança para lutar com e sem armas, no escuro, contra espadas e baionetas... 
Aragaki era um deles!

Um Mestre de Karate

É sabido que depois do fim do reino de Ryukyu, Aragaki era muito procurado para ensinar Toudi e, ao fim de sua vida, era um dos principais instrutores de Karate do séc. XIX.

Vários Karate-ka renomados aprenderam com ele e, apesar de nenhum se referir à ele como seu principal professor, ele ensinou todos os fundadores dos principais estilos modernos. Foi também foi o primeiro professor de nomes como Chitose Tsuyoshi (Chito-Ryu) e Higaonna Kanryo (Naha-te).

Chitose Tsuyoshi disse que era um mestre rigoroso e exigente e o obrigou a treinar apenas o kata Seisan (Hangetsu) por sete anos.

No Chito-Ryu, muitos kata ainda carregam pedaços do que Aragaki ensinou, incluindo Shihohai, Niseishi, Seisan e Sanchin.

Apesar de muitos serem versões alteradas do original.

Higaonna Kanryo o viu pela primeira vez aos 14 anos em uma demonstração e ficou tão impressionado, apesar de sua idade avançada, que pediu para ser seu pupilo. Higaonna tornou-se um proeminente Mestre de Karate e é tido como precursor do Naha-te. Higaona ensinou Miyagi Chojun ( 1888-1953 ) que foi apresentado a Aragaki que o ensinou por pouco mais de 3 anos de Março de 1867 até Setembro de 1870.

Miyagi é conhecido como fundador do Goju-Ryu.

Aragaki e seu legado

A influência de Aragaki é tão abrangente que é muito difícil não encontrar seu DNA em algum estilo de Karate em vig|ência hoje, ainda que com alterações. Não é pra menos, pois os fundadores dos mais variados estilos ou foram seus alunos ou foram seus amigos e companheiros de treino.


Higaonna Kanryo Pai do Naha-te

Miyagi Chojun, fundou o Goju-Ryu
Funakoshi Gichin Fundador do Shotokan
Funakoshi Gigo Gênio do Shotokan
Chitose Tsuyoshi Pai do Chito-Ryu
Mabuni Kenwa Fundador do Shito-Ryu
Uechi Kanbum Criador do Uechi-Ryu

Além disso era um mestre de armas soberbo responsável por inúmeros kata de Bo, Sai-jutsu e que desenvolveu Aragaki-no-kun, Aragaki-no-sai e Sesoku-no-kun com mais de 200 técnicas para usar contra a espada. Seus kata de Kobudo são conhecidos por serem longos e belos.

Sanchin: as três batalhas. Corpo, mente e espírito

Entre os kata de Karate, é responsável por alguns dos mais influentes, tais quais: Sanchin, Seisan (Hangetsu), Sochin, Unshu (Unsu), Niseishi (Nijushiho), Shisoochin, e Suparinpei espalhados pelos inúmeros estilos atuais.


Aragaki-no-Sai
Muitos dos seus descendentes ainda praticam Karate nos dias de hoje, geralmente associados ao Goju-Ryu, um estilo enraizado no Toudi de Aragaki.

Apesar de sua fama como Mestre de Karate e seus muitos descendentes, Aragaki não fundou nenhum estilo próprio.

Ainda assim, o que ficou de seu famoso legado são técnicas e sistemas espalhados por uma enorme gama de escolas de Karate e Kobujutsu que fazem de Aragaki Sensei um dos mais influentes Mestres do Karate-Do.


Escola
Toudi
Professor
Wai Xinxian (or Wai Shinzan)
Alunos Notáveis
Higaonna Kanryo, Funakoshi Gichin, Funakoshi Gigo, Miyagi Chojun, Mabuni Kenwa, Uechi Kanbun, and Chinen [Chitose] Tsuyoshi.

Funakoshi Sensei, foi aluno dos quatro mais proeminentes Karate-ka de seu tempo. Seu principal Mestre foi Asato Anko que só teve ele como aluno, Itosu Anko melhor amigo de Asato e o Mestre de todos eles, Matsumura Sokon, gênio do Karate e invencível guarda-costas real, porém, eventualmente tinha aulas com o habilidoso Aragaki.

Anos mais tarde, quando Aragaki estava bem velho, Funakoshi enviou seu filho Gigo para estudar com ele. Gigo voltou de lá trazendo ensinamentos que incorporou no Shotokan.


Shirai Sensei executando Sochin
Curioso notar que o kata Sochin que trouxe de lá difere totalmente dos Sochin apresentados nos outros estilos, porém, Gigo afirmava que o velho Aragaki garantiu que só ensinou a forma correta a ele e não aos outros... nunca saberemos!


Yahara Unsu Senpuu Tobi Geri

Sabemos sim, que tanto o Sochin como o Unsu que fazemos não é igual aos das outras escolas, mas isso, abordarei outra hora.


Asai Nijushiho
Nos próximos artigos sobre Aragaki eu focarei nos três kata que ele passou para a escola Shotokan, Sochin, Nijushiho e Unsu. ( Ele também foi o responsável por ensinar Seisan/Hangetsu para inúmeros alunos, mas não temos como saber se a versão que fazemos veio diretamente dele. Ela se parece muito mais com o Matsumura no Seisan...)

OSS!

3 comentários:

  1. Muito legal este conhecimento histórico sobre peculiaridades do karatê. Isso contextualiza a prática. Parabéns Ary. Oss...

    ResponderExcluir
  2. Já estou aguardando a continuação!

    ResponderExcluir
  3. Já estou aguardando a continuação!

    ResponderExcluir

Dream Team

Dream Team
Equipe do Rio de Janeiro. Da esquerda para a direita: Inoki, Fernando Athayde, Ronaldo Carlos, Hugo Arrigone, Paulão, Zeca Kriptanilha, Luciano e Flavio Costa. Falta nessa foto apenas o grande Victor Hugo Blanco Bittencourt..