O Sensei Flavio Ribeiro Costa, karate-ka 60 Dan, atleta de renome internacional, Professor de Educação Física, Técnico da Equipe do Rio de Janeiro de Karate (FERJKT), Educador, formador de caráter, de campeões, de Pessoas.
O Meu Mestre. E de tantos outros, pois esse privilégio não é só meu!...
Dono de um Karate muito simples. Tão simples que chega a dar raiva... À primeira vista, podemos achar, erroneamente, que é limitado, pela absoluta economia no repertório de golpes que usa com mais frequência. Três ou quatro técnicas são suficientes para a maioria das situações e, ELE, não precisa de muito mais que isso, tal a eficiência com que as aplica.
Tamanha é nossa surpresa quando o acaso nos apresenta, ou à ele, uma oportunidade de mostrar técnicas consideradas mais avançadas, ou mais cinematográficas e, só então, percebemos que o leque de opções de que dispõe é muito maior do que imaginávamos. Percebemos nosso erro tarde demais e descobrimos uma maneira nova de sermos derrotados por ele. De novo...
Porém, é na simplicidade que mora sua Arte e na economia brutal com que, sem desperdício, domina a distância ideal e o tempo suíço milimetricamente preciso onde, com potência devastadora, porém controlada, o combate termina. Poesia...
Personificação do conceito de "Ichi Geki Issatsu", ou seja: um golpe, morte súbita. Um golpe... um único golpe é suficiente para parar qualquer um que, por ventura, teve o prazer (???) de enfrentá-lo.
Apesar de sua compleição física privilegiada, não é à toa que o símbolo que usei para sua marca é um rinoceronte, Flavio é o arquétipo do guerreiro "casca-grossa" que, através do estudo e pesquisa, se lapidou para tornar-se um educador.
O Grão Mestre Funakoshi, considerado o pai do Karate moderno, também um educador, escreveu:
"O propósito supremo do Karate-Do não está nem na vitória nem na derrota de adversários, mas sim, no aprimoramento do caráter de seus praticantes"...Shoto - Funakoshi.