terça-feira, março 27, 2012

Naihanchi / Tekki

por Marcos Piolla



 

Falar de Naihanchi é uma tarefa hercúlea e, provavelmente, muito além do que sou capaz de realizar. Esse sistema é a epítome do termo “maior que o somatório de suas partes individuais” e, para poder me aprofundar em cada um de seus aspectos, teria que escrever um livro e, além de não ser qualificado, não disponho de tal espaço nem do tempo necessário. Considere, portanto, esse artigo uma mera introdução a esse tema.


Naihanchi: A continuação do plano tático de extração do rei de Okinawa mediante uma invasão ao castelo de Shuri...


A série Tekki representa um sistema incomum dentre os demais kata do Shotokan. Originalmente chamado de Naihanchi, teve o nome alterado por Funakoshi Sensei para substituir o original okinawense. Outros estilos ainda o praticam usando o nome original. Encontrei algumas formas de escrever o nome:

內步進



Kanji
Pinyin
Tradução
Cantonês
nei,
na
dentro, por dentro
noi
bu
paço, paçada, caminhar; passeio
bou
jin
avançar, progredir, adentrar
jeun

Sugere algo como “avançar com um passo por dentro”. Pra mim, é uma alusão ao primeiro movimento em que, com uma passada, adentramos e interrompemos o ataque de um agressor e, mais uma vez, tenho a sensação de que é uma manobra de um guarda-costas interceptando um ataque ao seu protegido.

内畔戦



Kanji
Pinyin
Tradução
Cantonês
nei,
na
dentro, por dentro
--
pan
limite, caminho dividindo campos
bun
zhan
guerra, luta, batalha
--

Essa é a versão que pode ser traduzida como “no meio do campo de batalha”. Só que, eu, que não entendo a língua, leio “por dentro, delimitando a luta” ou “por dentro, dividindo o campo de batalha”. Nesse caso, seria a forma que eu sugiro como manobra tática para o time de extração de guarda-costas.

内範置



Kanji
Pinyin
Tradução
Cantonês
nei,
na
dentro, por dentro
--
fan
padrão, modelo, dominar, regra, lei
faan
zhi
colocar de lado, largar; deixar de fora
ji

Que significa, ao meu ver, “dominar por dentro e largar de lado”, e me soa perfeitamente compatível com a proposta de aplicação em “infight” que eu tenho para o kata.

Em escrita fonética encontramos as seguintes formas de escrever o nome: Naihanchi ( ナイハンチ ) or Naifanchi ( ナイファンチ ). Já vi pronunciarem Naifuanchi e Naifuanchin mas não tenho referência da escrita fonética...

Não acho que ninguém saiba, com certeza, a forma correta de escrevê-lo, tampouco seu significado original. Nem mesmo os uchinanchu.


O nome moderno, Tekki 鉄騎 é composto de dois kanji. O primeiro, “tetsu” significa “ferro ou aço” e o segundo, “ki” que significa “andar a cavalo”, “equestre” ou “cavaleiro”. “Cavaleiro de Aço” ou “Cavaleiro de Ferro” são interpretações válidas.

Sensei Funakoshi praticando Tekki apesar da idade avançada


É um kata considerado muito importante, e Funakoshi descreve, em seus livros, os anos de prática desse único kata antes de seguir adiante. É bem mais antigo que os kata da série Heian / Pinan e era ensinado antes de qualquer outro nos tempos de Matsumura.

A origem:

Muitos o atribuem a um chinês chamado Ason que veio a Okinawa e o ensinou ao famoso “bushi” Matsumura. Outros sugerem que Ason ensinou um sistema chamado “Nohachi” que continha muitas similaridades ao que praticamos hoje, inclusive o Nami Gaeshi. Esse sistema antigo não existe mais, nem ninguém encontrou, na China, um kata que possa ser apontado como sua verdadeira fonte.

Houve muitos chineses que vieram à Okinawa e “supostamente” ensinaram seus sistemas aos nobres nativos. Dentre eles, além de Kushanku de quem já falei num artigo anterior, ressaltamos:


Ryuru Ko, mestre de nomes como Aragaki e Higashiona

Xie Zhongxiang (1852-1930). Conhecido pelo apelido de Ryuru Ko, ensinava Gongfu em Fouzhou.

Chinto. Mais uma lenda do que realidade, é tido como o criador das técnicas contidas em Gankaku, cujo nome original é Chinto e, sobre isso, falarei mais a fundo em outro artigo.

Iwah. Um adido militar que ensinava quanfa a okinawenses durante sua estada na ilha.

Chiang Nan. É a fonte dos dois kata Channan. Um diplomata enviado de Fukien, ensinou a Matsumura dois kata que nomeou de Channan dai e sho, mas mudou, posteriormente o nome para Ping An. Eventualmente tornaram-se os kata Pinan que chamamos de Heian. Pelo menos essa é a versão mais divulgada. Pode ser...

E finalmente temos Ason. Muito pouco se sabe sobre esse chinês, mas costuma-se creditar à ele o ensino do kata original ( Nohachi??? ) a Matsumura e que deu origem ao Naihanchi / Tekki que fazemos hoje. Ele ensinava em Fouzhou e os que dizem que aprenderam com ele, viajaram pra lá para ter aulas.

Claro que tiveram inúmeros contribuidores chineses na formação do que chamamos de Karate e, da mesma forma que os nobres okinawenses iam para o sul da China, muitos chineses vinham para Naha e suas adjacências. O intercâmbio foi inevitável...

Porém, em uma cultura que torce o nariz ao novo e, principalmente, ao inovador e reverencia o antigo, especialmente se for chinês, a probabilidade de invenções geniais como as de Matsumura, serem relatadas como “uma técnica milenar aprendida de um chinês” e que depois sumiu e ninguém mais viu, é muito grande. Me parece mais folclore que realidade...



Ele pode até ter se influenciado com algo que viu ou aprendeu, mas acho que Naihanchi é invenção de Matsumura com um propósito muito maior do que o sistema que o inspirou.

Tekki é infight ! Tekki é Pancracio! 


É o que acontece na grande maioria das vezes em que duas ou mais pessoas se engajam em conflitos físicos.
Curta distância, uma chuva de socos e tapas quase impossível de detectar de onde vêm e, consequentemente, de defender, “abraços de urso”, puxões de cabelo (e barba), joelhadas, pisões nos joelhos, torções no pescoço, domínio de braços e desequilíbrio do adversário e quase todas as 36 situações mais comuns de violência física 1. É o desespero... se você não está pronto.


Por isso eu digo que a tradução de 内範置 como dominar por dentro e largar de lado” corrobora o bunkai desse sistema...



...mas, como todo sistema, é muito mais do que isso.

Maior que o somatório de suas partes !!!

Sendo assim, o que mais pode conter esse sistema? Que partes são essas?

Seguranças protegendo a família real britânica


Bem, não podemos esquecer seu papel na manobra tática implementada por seu criador e, junto com Bassai, que é o time de reação, Naihanchi é extração! Mais precisamente, nesse caso, como sugere 内畔戦, “por dentro, delimitando o combate” e até a tradução de 内範置, “avançar com um passo por dentro” para interceptar a agressão ao rei...

Time de guarda-costas koreano treinando rotinas e táticas reativas

Pois é, agora chegamos na parte do treinamento onde age o time de extração. Enquanto os outros agentes estão fazendo manobras em  embusen de formato “H” pra gerar o caos e retardar o ataque ao rei, o time de extração tem que fazer um escudo humano e retirar o rei pela rota de fuga.

O "Guarda-costas" entra na frente de sua protegida


As pessoas designadas pra essa função eram, provavelmente, as mais próximas. Seu chefe de segurança, seu secretário particular, seu ministro de relações exteriores, seu tradutor e secretário de estado entre outros... 

Seguranças praticando a manobra de "avançar com um passo por dentro" usando armas modernas

Esses eram, respectivamente, Matsumura, Itosu, Asato, Aragaki e Chofu Kyan (pai de Chotoku Kyan). Haviam outros bem próximos como Kosaku Matsumora e Oyadomari que, no final do reinado e do shogunato japonês, tornaram-se os Mestres do Karate que conhecemos e pais dos diversos estilos existentes hoje. 


Impressionante notar que esses “burocratas” que trabalhavam na sala do trono do rei, CRIARAM ou adaptaram TODOS OS KATA DO REPERTÓRIO SHOTOKAN!!!

Os primeiros quatro que citei, foram os Mestres de Funakoshi, mas vamos nos fixar nos dois primeiros...

Bushi Matsumura e seu pupilo Itosu protegendo o regente Sho Taimu


Matsumura e Itosu ficavam, um de cada lado do rei. Na única gravura existente, Matsumura que era destro, ficava na direita e Itosu, o secretário e escrivão real ficava à esquerda e tinha uma pena em sua mão esquerda, o que mostra que era canhoto. Ora, quando vemos o Tekki Shodan, ou Naihanshi Shodan como era chamado, encontramos duas versões distintas em diferentes estilos: os que descendem direto de Matsumura começam para o lado esquerdo e os que vêm de Itosu, como o nosso, vai pro lado direito. Porquê será?

Bem, no momento de uma invasão ao castelo, Itosu entraria para sua direita (avançar com um passo por dentro), ficando na frente do rei e Matsumura, que ficava do outro lado, entrava para a esquerda. Tinham que lutar com o rei em suas costas e só podiam se movimentar para os lados. Acredito que ficassem outros em sua frente com mais liberdade de movimentos, por isso que não há defesas contra ataques às genitálias nos Tekki além do Nami Gaeshi, que eu acho que era pra outra coisa.

Motobu Choki praticando Naihanchi


Dizem que durante essa época Itosu vivia grande parte do tempo em Kiba Dachi. Suas pernas, que já eram fortes, ficaram como ferro, daí o nome. Cavaleiro de ferro. Um cavalo de ferro não anda, mas é muito difícil tirá-lo do lugar, e mesmo parado, ele pode ser letal. 


Originalmente um único kata, o Tekki foi dividido em três por Itosu que os separou por tipos de ataques a serem defendidos. Itosu era mais didático.

O primeiro, Tekki Shodan mostra como iniciar a manobra e como lidar com a primeira fase dos conflitos de curta distância. Bloqueamos, atacamos com empi no rosto do agressor, aproveitando o seu atordoamento pra dominar o braço (hikite) e o desequilibrar antes que possa se recompor, puxamos o cotovelo girando-o de costas, enlaçamos o pescoço avançando em kosa-dachi chutando a perna dele por trás enquanto o usamos como escudo e, finalmente o despachamos de lado enquanto o puxamos pelo queixo ou barba, torcendo seu pescoço. Pura poesia...

O kata continua mostrando como tirar as mãos do adversário da nossa nuca e contra-atacar em ura-zuki e, sem que possa se aprumar, usamos os nami gaeshi para tirar sua atenção e equilíbrio, o dominamos com o hiki-te e finalizamos.


Segue uma mostra de Osaka Sensei executando Tekki Shodan. Ninguém faz kata como Osaka Sensei...


Ainda assim, acho que o Tekki / Naihanchi, demonstrado aqui por Iain Abernethy, (cujos vídeos eu recomendo) como acho que era originalmente. E era mais parecido com isso...



O Tekki Nidan é um apanhado de defesas de “abraços de urso” e tentativas de quedas. Avançamos em kosa-dachi enquanto afrouxamos o abraço e adentramos a base do atacante. Com uma joelhada e pisão, enfiamos os braços por dentro dos dele e aproveitamos a inércia pra afastá-lo e gerar desequilíbrio. Usamos o hiki-te para dominar sua postura avançando constantemente, em kake-dachi e passando nossa perna por detrás das dele, empurramos com o braço levando-o ao chão. O kata também mostra formas de liberar os pulsos e pisar nos joelhos enquanto aplicamos uma cotovelada.Meu preferido é o de Asai Sensei...





O  Tekki Sandan é o mais intrigante e difícil de desvendar...


Tem gente que acha que ele não termiou, ou o fim do kata foi perdido ou esquecido no tempo e, em seu momento final, muda totalmente de estilo e fica igualzinho ao Nidan.

Acho que não. Como era tudo um só kata, acho que Itosu manteve o final original, mas agrupou o meio diferentemente de acordo com o princípio tático em questão. Tem como objetivo fundamental, o de evitar investidas de adversários agarrando seus punhos e, principalmente, as mangas de sino gigantescas que usavam como uniforme. Esse tipo de técnica, apesar de importante, não era fundamental para o esquema tático e, por isso, foi transferido para o final.

A princípio, foi muito difícil, pra mim, desvendar o Tekki Sandan, pois a forma como o praticamos dá muito poucas dicas de uma aplicação eficiente no mundo real. Fui voltando, gradativamente no tempo, vendo diferentes performances de diversos Mestres significativos em sua época.

A mais bonita e plástica é de Imura Takenori. Com uma kiba-dachi perfeita, seus Tekki são referência.




Ainda assim, nenhuma dica sobre o motivo desse kata. Busquei então Ueki Sensei. Sua performance é mais simples, mais forte e menos marcada.



Continuamos sem perceber do que se trata esse kata. Fiu na raiz com Nakayama Sensei. Pior ainda... Ele faz o kata tão rápido que parece um monte de sacudidas de mão sem sentido.




Como não sou ninguém pra questionar Nakayama, imaginei que as sacudidas fossem por uma razão. Só podem ser pra liberá-las de agarramentos nos punhos e mangas. Achei então esse vídeo mais antigo, do próprio Funakoshi Sensei, com idade bastante avançada, fazendo Tekki Sandan.





A versão dele é, de longe, a mais feinha de todas, mas é a única em que não temos dúvida do que ele tá fazendo. As técnicas são muito similares com as que vemos no início da maioria dos kata e são sempre para liberar as mãos e mangas dos agarramentos e contra-atacando em seguida.
Somente Funakoshi desvendou o mistério de Tekki Sandan, mostrando porque ele é O MESTRE e que a busca de katas muito plásticos a fim de ganhar torneios nem sempre é benéfica.

Eu poderia escrever um livro inteiro sobre Naihanchi / Tekki, suas nuances, diferentes formas de treinamento e aplicação, tanto para mano-a-mano quanto para grupos em manobras táticas, mas como disse, não sou o mais qualificado pra isso e nem tenho tempo e meios para fazê-lo.

Naihanchi / Tekki é UM SISTEMA DE LUTA EM PÉ COMPLETO e deveria ser estudado e praticado plenamente como tal. Se você sabe Naihanchi, você sabe Karate!

OSS!


1 - Habitual Acts of Phisical Violence by Patrick McCarthy Sensei
1.  Straight kicks                                                    
2.  Angular-type kicks                                           
3.  Straight punches                                               
4.  Circular punches                                               
5.  Downward strikes                                            
6.  Upward strikes                                                  
7.  Knee & Elbow strikes                                           
8.  Head-butt/Biting & spitting                                   
9.  Testicle squeeze                                                     
10. Augmented foot/leg trips                                       
11. Single/double-hand hair pull from the front/rear      
12. Single/double-hand choke from the front/rear        
13. Front neck choke from rear                                   
14. Classical head-lock/chancery                                
15. Guillotine-style choke                                            
16. Half/full-nelson                                                      
17. Rear over-arm bear hug (& side variation)        
18. Rear under-arm bear hug (& side variation)           
19. Front over-arm bear hug (& side variation)
20. Front under-arm bear hug (& side variation)
21. Front/rear tackle
22. One-handed wrist grab (same & opposite sides-normal/reversed)
23. Two-handed wrist grabs (normal/reversed)
24. Both wrists seized from the front/rear
25. Both arms seized from the front/rear
26. Single/double shoulder grab from front/rear
27. Arm-lock (behind the back)
28. Front arm-bar (triceps tendon fulcrum up supported by wrist)
29. Side arm-bar (triceps tendon fulcrum down supported by wrist)
30. Single/double lapel grab
31. Single/double-hand shove
32. Garment pulled over the head
33. Seized & impact
34. Single/double leg/ankle grab from the front (side/rear)
35. Mount
36. Attacked (kicked/struck) while down
 


3 comentários:

  1. Já li muitos sites de karatê, muitos mesmo. E com segurança digo que esse é um dos melhores que tive a oportunidade de ler. Parabéns

    Ivany C Neto
    Faixa preta 1º Dan
    https://www.facebook.com/ivanycn

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Parabéns pelo excelente artigo.
      Se possível, você poderia incluir referências ao texto? Principalmente a respeito das manobras militares para proteger o rei.
      OSU!!

      Excluir

Dream Team

Dream Team
Equipe do Rio de Janeiro. Da esquerda para a direita: Inoki, Fernando Athayde, Ronaldo Carlos, Hugo Arrigone, Paulão, Zeca Kriptanilha, Luciano e Flavio Costa. Falta nessa foto apenas o grande Victor Hugo Blanco Bittencourt..