As equipes do Rio e Saõ Paulo. |
Aconteceu, nos dias 22 e 23 de Junho, o IV Campeonato Sul-Sudeste de karate Tradicional, na cidade de Marau, RS.
Organizado pela Federação de Karate Tradicional do Rio Grande do Sul, com supervisão da Confederação Brasileira de Karate-do Tradicional (CBKT), o evento foi um grande sucesso.
Na sexta-feira, aconteceram cursos e palestras, com sensei Ugo Arrigoni, Tasuke Watanabe, Alfredo Aires, Sérgio Bastos e Gilberto Gaertner. No sábado, aconteceram as competições.
No belíssimo ginásio de Marau, alguns dos melhores atletas do Brasil se enfrentaram em duelos emocionantes.
O evento contou com a presença dos campeões mundiais ITKF Ricardo Buzzi (PR) e Vinícius Sant’Anna (PR), além dos campeões Panamericanos ITKF Walkyria Villas Boas (PR), Manuela Spessatto (RS), José Renato (RJ), e Ruyter Almeida (PR), e dos vice-campeões mundiais JKA Wagner Pereira (SP), Rafael Moreira (RS) e Jayme Sandall (RJ).
No feminino, Hannah Aires (RS), comprovou a excelente fase que está atravessando. Depois de vencer, em abril, kata e kumite individual no Campeonato Brasileiro JKA, dessa vez ela levou os títulos de kumite e fuku-go, vencendo Manuela Spessatto (RS) e Walkyria Villas Boas (PR), respectivamente.
No kata, a campeã sulamericana JKA, Manuela Spessatto (RS), ficou com o título.
Por equipes, Paraná e Rio Grande do Sul alternaram-se no lugar mais alto do pódio: no kumite vitória das gaúchas, deixando as paranaenses com o vice; no kata, ouro para as meninas do Paraná, e prata para o Rio Grande do Sul.
No masculino, rivalidade total em disputas muito duras, mas com respeito e lealdade por parte de todos os competidores.
No kata por equipes, deu Paraná mais uma vez. Buzzi, Vina e Ruyter ficaram com o bicampeonato, deixando RS com a prata e São Paulo com o bronze.
No kumite, mais um bicampeonato, dessa vez para o Rio de Janeiro. Jayme Sandall, José Renato e Ary Arsolino levaram o título para casa depois de vencerem São Paulo na semi-final, e Paraná na grande final.
No kata individual, o vice-campeão panamericano ITKF de 2003 e integrante da Seleção Brasileira JKA que disputou o Mundial do Japão em 2004, Rogério Higashizima, não deu chances aos adversários, e ficou com o título, fazendo Gojushiho Sho na semi, e Unsu na final. Completaram o pódio Vinícius Sant’Anna (PR) e José Renato (RJ)
No fuku-go, Ricardo Buzzi (PR) buscava o bicampeonato, vencendo Ary Arsolino na semi-final. Do outro lado da chave, Jayme Sandall passava por pedreiras como Rogério Higashizima e Ruyter Almeida.
A grande final foi arbitrada pelo sensei Tassuke Watanabe. Buzzi saiu na frente, com um jogai. Lutando com a base trocada e uma guarda muito bem fechada, ele se utilizava dessa estratégia diferenciada e de sua usual explosão muscular e golpes fortíssimos para manter a vantagem e ficar com o ouro. Mas no final da luta, Jayme conseguiu encaixar um gyaku tsuki avançado, e venceu por um waza-ari. Completaram o pódio Ary Arsolino (RJ), e Ruyter Almeida (PR)
No kumite, os dois atletas estavam em chaves opostas, e avançavam aos poucos. Na final, os mesmos Buzzi e Jayme que fizeram a finalíssima de 2011, no Rio de Janeiro.
O paranaense começou melhor, dominando o kotô e aplicando bons golpes. Perto do final, Buzzi conseguiu fazer um belo wazari, passando à frente. A poucos segundos do fim, entretanto, o carioca empatou com um mae geri. No desempate, um kizami deu a vitória e o bicampeonato da modalidade a Jayme Sandall. Dividiram o bronze os atletas José Renato (RJ) e Ruyter Almeida (PR)
Fica aqui registrado o agradecimento de todos à Federação do RS e à cidade de Marau, na figura do professor Juarez da Silva.
OSS!
Eis a luta final:
Texto extraído do blog do atleta campeão Jayme Sandall. Parabéns ao Jayme, Ary e José Renato, à FERJKT e aos demais atletas presentes no evento!
OSS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário