quinta-feira, abril 26, 2012

Ao Mestre, com carinho




Funakoshi foi uma pessoa memorável. Falo assim, com certa intimidade pois, depois de ler todos os seus livros seguidas vezes ao longo desses 32 anos que venho estudando o Karate, sinto que ficamos bem próximos. Ele era exemplar...

Karate-ka, calígrafo, Educador, erudito, pai de família, nobre, humilde, trabalhador e outros adjetivos que lhe cabem são poucos pra descrever o caráter desse homem. Como tudo em Karate, o todo é bem maior que o somatório de suas partes e ele também era assim. Uma das figuras históricas que mais admiro. Gostaria de tê-lo conhecido. Infelizmente ele nos deixou a exatos 55 anos.


Bem, se tem uma forma de viver para sempre, é ter o legado de sua vida perpetuado. Ele é, nesse caso, eterno enquanto sua memória permanecer. Devemos mantê-la viva, replicando seus valores e ensinamentos e, pelo menos um pouquinho, teremos a sensação de que ele ainda está aqui pra nos guiar...

Achei esse texto em sua homenagem no blog Pinto Karate Dojo, do amigo Daniel Pinto. 
Vale à pena ler...

55 Anos sem Funakoshi Sensei,
por Daniel Pinto



Se tentarmos  chegar ao início da era do karate, veremos que é quase impossível encontrar sua origem concreta.  Os anos , aliás,  os séculos se encarregaram de  levar boa parte da história para o vale do esquecimento , claro que ele teve a ajuda da cultura de okinawa e seus costumes, mas se quizermos  encontrar uma origem para nossa história , ou melhor, para a a história da artes das mãos vazias que chegou até aos nossos dias; se quizermos “culpar” alguém por nos trazer esse vício  não nocivo e maravilhoso  que é o karate, então temos que culpar  FUNAKOSHI GICHIN SAMA!

Pequeno em estatura, mas gigante en suas atitudes e decisões, Funakoshi sensei viveu num mundo em mutação. Culturas, costumes, tabus e tradições estavam sendo destruídos pela evolução humana. Uma evolução que não poderia ser acompanhada por pessoas portando armas ou pensamentos tradicionalistas que resultavam em impor o respeito com violência.  

Havia uma forma de transformar toda essa energia que em outras épocas foi  de máxima importância para a unificação do país, e usá-la para a construção do mesmo. Nasceu o KARATE -DO ( 空手道) !

Desde seus primeiros contatos com a arte do Punho de Okinawa, Funakoshi sensei se dedicou ao máximo e em tempo integral para aprender, estudar, aperfeiçoar e até mesmo modificar, para depois propagar a arte do Karate-do.  

A vida não foi fácil para o professor de clássicos chineses de uma escola primária da ilha. Deixou sua família e partiu para o Japão com o propósito de mostrar o karate-do, e mesmo com toda sua boa intenção e dedicação, foi perseguido e até difamado por ir de encontro ao tradicionalismo dos antigos mestres de karate de okinawa , que se recusavam à mostrar os “seus segredos” para os “outros”.

Jardineiro por um tempo, morando em condições bem abaixo do seu nível de professor , a vida foi lhe golpeando mais e mais. 

Mesmo nos momentos de certa felicidade por ter alcaçando parte de suas metas , foi atingindo por uma guerra que devastou não só seu dojo, como também seus alunos, seu herdeiro ( Gigo Funakoshi ) e sua nação, mas continuou “caminhando ” ( ) em direção ao seu objetivo. ELE CONSEGUIU!

Depois de ter feito esse pequeno e razoável resumo de sua vida, eu penso no quanto este pequeno homem foi e ainda é importante  para milhares de pessoas que assim como ele, tiveram suas vidas mudadas e redirecionadas pelo seu trabalho. 

Claro que existiram vários outros mestres de Karate-do importantes para nós, alguns excelentes lutadores  até bem mais fortes que Funakoshi sensei, mas a coragem desse pequeno homem foi além da força gerada pelos músculos, técnicas ou treinamentos insuportáveis. 

Sua força foi a maior de todas , a de ” ALCANÇAR O OBJETIVO”.

Depois de uma vida de trabalho duroGichin Funakoshi sensei entrou em seu descanço eterno no dia 26 de abril de 1957 aos 88 anos de idade.

Obrigado Funakoshi sama.    

先生、本当にありがとうございました。今から私たちに任せって下さい。 押忍!

Um comentário:

Dream Team

Dream Team
Equipe do Rio de Janeiro. Da esquerda para a direita: Inoki, Fernando Athayde, Ronaldo Carlos, Hugo Arrigone, Paulão, Zeca Kriptanilha, Luciano e Flavio Costa. Falta nessa foto apenas o grande Victor Hugo Blanco Bittencourt..